ISCV debate desenvolvimento de fornecedores para gerenciar riscos e cumprir compromissos socioambientais

21/06/2018
COMPARTILHE

Riscos e oportunidades relevantes para o negócio, assim como possíveis impactos por ele provocados, não se restringem às operações próprias das empresas, mas se estendem por sua cadeia de valor. Dessa forma, desenvolver a cadeia de fornecedores torna-se fundamental para que as companhias possam gerenciar riscos e alcançar os compromissos socioambientais assumidos. Foi nesse contexto que as empresas membro da iniciativa Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) iniciaram a elaboração do protocolo para desenvolvimento de fornecedores durante o 2º encontro da iniciativa em 2018, realizado em 13 de junho. 

Para fomentar as discussões, as empresas BASF e Cielo - ambas integrantes da iniciativa - apresentaram os seus programas de desenvolvimento de fornecedores, compartilhando com as demais empresas do grupo suas experiências e os principais desafios enfrentados nesse processo. 

Além disso, seguindo com os trabalhos realizados ao longo do ciclo de 2017, as empresas deram continuidade ao estudo e discussão da norma ISO 20400 – Compras Sustentáveis, focando nos aspectos relacionados à integração da sustentabilidade no processo de compras. Nesse encontro, as discussões giraram em torno do planejamento das compras sustentáveis e da integração de requisitos de sustentabilidade nas especificações técnicas de produtos e serviços.

A Norma ISO 20400 – Compras Sustentáveis é um padrão internacional que tem como objetivo fornecer orientação às organizações públicas e privadas para integração da sustentabilidade às decisões e aos processos de compras, independentemente da sua atividade ou porte. Ela foi publicada internacionalmente em dezembro de 2016 e, no Brasil, em novembro de 2017.

Clique aqui e acesse a publicação mais recente de ISCV, “Relatório de Atividades Ciclos 2017 e 2018)