Quarta oficina contou com os casos selecionados por suas práticas inovadoras em desenvolvimento local

A última oficina do ciclo reuniu organizações de todo o Brasil para compartilhar suas experiências com as empresas membro da iniciativa Inovação em Desenvolvimento Local 09/04/2015
COMPARTILHE

Milene Fukuda

No dia 3 de setembro aconteceu a quarta oficina do projeto Inovação em Desenvolvimento Local, uma parceria entre a Iniciativa Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (IDLocal) com a Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) do GVces.

Durante o ano o projeto de Inovação em Desenvolvimento Local realizou três oficinas temáticas: a primeira tratou de apresentar e discutir elementos a serem observados em intervenções empresariais de desenvolvimento local em territórios impactados por grandes empreendimentos e/ou cadeias de valor, a segunda teve foco nos desafios de internalização de temas ligados a desenvolvimento local na gestão empresarial e a terceira oficina abordou os desafios de articulação de grandes empresas com organizações e atores locais.

Além das oficinas realizadas, parte das atividades da Iniciativa foi uma chamada de casos que ilustram na prática o que está acontecendo de inovador no campo de desenvolvimento local em territórios impactados por grandes empresas e suas cadeias de valor. Ao todo, foram recebidos 44 casos, dos quais 13 foram pré-selecionados para visitas. Algumas empresas membro de Inovação em Desenvolvimento Local também enviaram experiências realizadas em seus territórios de atuação.

null

Os casos recebidos apresentam grande diversidade, tanto em local de realização como em tipo de organização que inscreveu a iniciativa (por exemplo, 44% dos casos foram inscritos por empresas e 33% pelo terceiro setor. E as regiões que mais enviaram casos foram a Sudeste, com 37%, e a região Norte, com 25%). Após as visitas, Lívia Pagotto, Manuela Santos e a equipe responsável pelo projeto, selecionaram os dez casos que foram convidados para compartilhar suas experiências com as empresas membro na quarta oficina do ciclo.

Estes casos integrarão a publicação da iniciativa Inovação em Desenvolvimento Local, que contará também com o trabalho desenvolvido pela equipe do GVces e pelas empresas membro durante os encontros do grupo ao longo do ano.

null

Os casos selecionados foram:

- Beraca: “Programa de Valorização da Sociobiodiversidade

- Braskem: “Ser+ Realizador

- Cesan: “Se Liga na Rede

- Consórcio Tapajós: “Diálogo Tapajós

- Fundação Bunge: “Comunidade Integrada

- Fundação Certi: “Araucária +

- Instituto Cidade Democrática: “Webcidadania Xingu

- Instituto Peabiru: “Pesquisadores Socioambientais

- Instituto Votorantim: “Programa ReDes

- Klabin: “Estruturação do Empoderamento Local e Engajamento Territorial

Fotos: Felipe Frezza (GVces)