Revista Página22 :: ed. 18 (abril/2008)

COMPARTILHE

EDITORIAL - A certeza de conservar elos vitais

O fascínio pela Amazônia domina corações, mentes e a mídia nacional, reproduzindo em boa parte uma visão estrangeira do Brasil. Mas, se olharem para o território – e para si mesmos –, os brasileiros verão uma parte esquecida: seis biomas – Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampa, Mata Atlântica e Zona Costeira – tão importantes quanto a grande floresta tropical e o imaginário de natureza selvagem que a cerca, e aos quais esta edição dedica especial atenção.

A diversidade de fauna e flora que o território brasileiro guarda é um ótimo motivo para conservar, mas não o único. A multiplicidade de paisagens produz serviços ambientais vitais para o homem e está intricada na identidade nacional, do Nordeste ao Sul. Como atestam as culturas e as marcas deixadas nas águas, nas terras e no ar, o homem faz parte da paisagem e a paisagem faz parte do homem. Por isso, a hora é de agir e administrar nossa maciça presença no planeta.

Seguindo esse princípio, PÁGINA 22 tem o prazer de anunciar a certifi cação de sua cadeia de custódia, o que garante a impressão da revista, em gráfica certificada, sobre papel oriundo de plantações manejadas de maneira social e ambientalmente responsável. PÁGINA 22 usa papel certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC) desde seu nascimento, há um ano e meio.

Para que pudesse garantir a certificação e exibir o selo FSC, porém, faltava certificar um elo vital da cadeia de produção: a gráfica. Uma parceria com a Posigraf, empresa do Grupo Positivo que recebeu a certificação pelos padrões do FSC no fim de 2007, permite agora que a revista revele a origem dos recursos naturais que utiliza.

O GVces e PÁGINA 22 comemoram essa conquista, congratulam a Posigraf pela visão, e têm certeza de que quem mais ganha com a certifi cação são os leitores e a sociedade.

Boa leitura

Acesso à publicação