Publicações ISCV

Nesta página, você encontra as publicações especiais do projeto ISCV, que sistematizam as contribuições e o trabalho da Iniciativa em seus ciclos anuais desde 2012 11/07/2017
COMPARTILHE

Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores - Ciclo 2016

Dando continuidade ao registro das atividades do Grupo de Trabalho de Gestão de Fornecedores (GT Fornecedores), este documento pretende cumprir com um dos objetivos do grupo, disseminando o conhecimento produzido ao longo de 2016 pelas empresas participantes. Ele está organizado em dois blocos de conteúdo: o primeiro apresenta o protocolo para elaboração de uma Análise de Materialidade na Cadeia de Fornecedores, e o segundo oferece um exercício de aplicação prática do protocolo, com o objetivo de auxiliar as empresas em sua utilização. Ainda, este documento apresenta a experiência de duas empresas do grupo – AES Eletropaulo e Cielo S.A. – na condução de seus projetos-piloto de Matriz de Risco, de acordo com o protocolo elaborado pelo grupo em 2015.


Sustentabilidade na Gestão de Fornecedores - Ciclo 2015

Esta publicação sistematiza os resultados das atividades realizadas no âmbito do grupo de trabalho (GT) sobre gestão de fornecedores do projeto ISCV durante o ciclo 2015. Ela está organizada em dois blocos de conteúdo: o primeiro apresenta o protocolo para elaboração de uma Matriz de Risco da Cadeia de Fornecedores, e o segundo oferece um exercício de aplicação prática do protocolo, com o objetivo de auxiliar as empresas em sua utilização.

 


Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor 2015: Logística

Esta publicação apresenta os resultados finais do trabalho desenvolvido pelo projeto Inovação e Sustentabilidade na Cadeia de Valor (ISCV) durante o ciclo 2015. No ano de 2015, o trabalho de ISCV teve foco em distribuição e logística, explorando pontos como:

- Contexto, impactos e os desafios dos processos de distribuição e logística no Brasil;

- Inovações para gestão de impactos econômicos, sociais e ambientais;

- Distribuição e logística como meio para geração de oportunidades de inclusão social a partir do empreendedorismo e de negócios envolvendo micro, pequenas e médias empresas; e

- Sustentabilidade como vantagem competitiva nas redes de distribuição.


Inovação em Desenvolvimento Local - Ciclo 2014

A agenda desenvolvida por ISCV no Ciclo 2014 se deu a partir de uma parceria com a iniciativa empresarial Desenvolvimento Local e Grandes Empreendimentos (ID Local), com foco no tema de inovação em desenvolvimento local. A parceria promoveu uma série de encontros para alinhamento sobre principais conceitos, definição de temas prioritários, aprofundamento de alguns desses temas e troca de experiências. Além disso, ela promoveu também uma chamada de casos, por meio da qual se aproximou de exemplos concretos no Brasil e deu espaço para que seus protagonistas se apresentassem ao grupo de empresas da parceria. 

Fundamentalmente, a lógica que permeou essas reflexões foi a de que uma cadeia de valor eficiente e socioambientalmente responsável pode beneficiar e fortalecer o território, ao mesmo tempo em que um território estruturado e fortalecido pode contribuir para uma cadeia de valor mais eficiente e socioambientalmente responsável.


Sustentabilidade na Gestão de Fornecedores - Ciclo 2014

Este documento contextualiza a atuação do GT e apresenta suas principais realizações até este momento. O conteúdo aqui descrito estabelece referências importantes para a compreensão das diferentes dimensões e aspectos que precisam ser trabalhados para integração de sustentabilidade na gestão de fornecedores, apresentando oportunidades para atuação e inovação. Esse cenário aponta para um trabalho de longo prazo – com diversas avenidas a serem abertas e trilhadas – ao qual o GVces continuará a se dedicar, ao lado das empresas que têm atuado na construção desse importante ambiente de troca e colaboração para questões de sustentabilidade.


Resíduos e Pós-Consumo - Ciclo 2013

A publicação do Ciclo 2013 do projeto ISCV trata de resíduos e pós-consumo, um tema importante para o Brasil, no qual a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece metas e diretrizes para a gestão e gerenciamento compartilhados de resíduos sólidos, envolvendo governos, empresas e população. Nesse contexto, o trabalho de ISCV em 2013 procurou contribuir para uma visão sistêmica da gestão de resíduos, identificando oportunidades de inovação no relacionamento entre os atores e nas práticas de sustentabilidade a jusante da cadeia.

Além de refletir sobre o panorama brasileiro no tema, esta publicação também traz nove casos de inovação em sustentabilidade no campo de resíduos e pós-consumo de pequenos e médios empreendimentos na cadeia de valor de grandes empresas brasileiras.

Click here to download the English version of this publication


Gestão de Fornecedores - Ciclo 2012

A publicação do Ciclo 2012, sobre Gestão de Fornecedores, trata de aspectos como:

- O que é cadeia de valor e por que incorporar sustentabilidade e inovação em sua gestão;

- Diagnóstico da gestão de suprimentos de grandes empresas brasileiras com exemplos de boas práticas de gestão da sustentabilidade na cadeia;

- Panorama brasileiro da inovação e apresentação de nove PMEs fornecedoras com práticas inovadoras em sustentabilidade;

- Desafios e oportunidades na incorporação da sustentabilidade na gestão de fornecedores;

- Facilitadores e obstáculos à inovação em sustentabilidade em cadeias de valor.

Click here to download the English version of this publication